quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como Implantar o Ministério de Dons na Igreja


Estratégia para Implantar Ministérios orientados por Dons em sua igreja
Da observação e experiência pessoal deduzo:
1)   Série de sermões sobre dons e seus efeitos sobre o amadurecimento do crente. Criar a expectativa de cada membro descobrir os seus dom(ns). Em breve faremos sugestões sobre o conteúdo que esses sermões devem abordar.
2)   Marcar o dia da aplicação do teste de dons. Baixe AQUI o teste completo. (Esse teste foi elaborado com base nos melhores testes de dons existentes. A compreensão de cada teste, bem como as perguntas que levam a detectá-los foram ajustados aos melhores textos bíblicos, bem como uma compreensão mais ampla da Bíblia e de sua percepção dos dons).
3)   Preparação de uma equipe de apoio, que estará à disposição da igreja nos corredores enquanto os membros preenchem seu teste. Esta equipe precisará ter feito o teste antecipadamente para que entendam todas as implicações e detalhes de cada pergunta e de como fazer os cálculos finais e definir a classificação dos dons.

4)   No dia marcado, escola sabatina encurtada, UMA CURTA MEDITAÇÃO com o foco nos dons e pelo menos 1 hora para a igreja preencher o formulário. Enquanto o teste está sendo aplicado pela igreja – faça propaganda dos seminários e treinamentos para cada dom.
5)   Ao terminar a aplicação do teste anunciar mais uma vez os dias e locais dos encontros com cada grupo de dons. Você pode unir os que têm o dom de evangelismo, missionário e apostolado. Os que têm o dom do ensino e conhecimento, etc. Agrupe-os por afinidade. Estes seminários de capacitação precisam estar antecipadamente preparados, para que sejam aplicados o quanto antes depois do teste.
6)   Aplicar os seminários. É um tempo de muito trabalho e de muita leitura e preparo pessoal. Se puder convidar especialista(s) na área que fale(m) a mesma linguagem do plano que está em andamento. Nesta época parece não fazer ainda muito sentido, persista no treinamento. Mesmo que a igreja não reaja imediatamente, saiba que implantar mudanças dessa natureza e amplitude, requer persistência e muita oração.
7)   Providenciar estágio prático. Numa sequência de treinamento as pessoas estão abertas a aprender como fazer as coisas na prática. Se houver possibilidade de fazer um fim de semana de serviços para a comunidade, em que cada dom possa ser praticado, seria o melhor.
8)   Estímulo à formação de grupos de estudo e trabalho – não controle muito, não direcione demais, não imponha a sua vontade, não utilize os meios legais da igreja (comissão) para aprovar ou reprovar neste momento. Deixe que espontaneamente surjam o entusiasmo e a alegria de servir e se sentir chamado por Deus. Quando o elemento humano se faz muito presente neste momento, a genuinidade da ação e do chamado de Deus é obliterada na percepção das pessoas.
9)   Fase da organização: Depois que os grupos estão formados, é necessário estabelecer um líder de cada grupo. Este líder deve ser votado pelo próprio grupo.
10)Legitimação pela comissão da igreja. A comissão poderá assumir o papel de coordenar ao invés de fiscalizar, deve trabalhar promovendo a ordem gradativamente. Mesmo que no começo pareça tudo sem muito fundamento, alguns destes grupos vão emplacar e trazer uma bênção sem antecedentes para a igreja. Se porém houver controlo de legislação exagerada na fase de formação o programa não vinga.

Sem comentários:

Enviar um comentário