quarta-feira, 28 de março de 2012

O LENÇO DOBRADO (João 20:7)

Depois da sua ressureição Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro. Porquê?
Nunca tinha colocado a minha atenção neste detalhe.
Em João 20:7 - está escrito que o lenço que foi colocado sobre a face de
Jesus, não foi deixado no tumulo como os lençois após a Sua ressureição.
A Bíblia reserva um versículo inteiro para relatar que o lenço foi dobrado
cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra tinha sido removida da entrada, correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amava - João - e disse-lhes:
"- Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde O levaram."
Pedro e o João correram para o túmulo para ver e que tinha acontecido. João passou à frente de Pedro e chegou primeiro, parou, observou os lençóis, mas não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado ecolocado noutro lado.
Isto é importante? Definitivamente. Isto é significante? Sim!
Para poder entender o significado do lenço dobrado, temos que aprender um pouco sobre a tradição Hebraica daquela época.
O lenço dobrado tem a ver com o Amo e o Servo; e todos os meninos Judeus conheciam a tradição =* *Quando o Servo colocava a mesa para a refeição do seu Amo, procurava fazê-lo exatamente como o seu Amo desejava. A mesa era colocada ao pormenor de acordo com a vontade do Amo e o Servo esperava, mas fora da visão do Amo até que este terminasse a refeição. O Servo não se atrevia a ser visivel e nunca tocava na mesa, antes que o Amo tivesse
terminado a refeição. E quando o Amo terminava a refeição, levantava-se, limpava as mãos, os dedos, a boca e a barba.... depois enrolava (tipo bola) o seu lenço (que fazia de guardanapo) e o atirava-o sobre a mesa. Isto queria dizer = "- Eu terminei".
Mas se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousava aparecer ou ir tocar na mesa, porque o lenço dobrado queria dizer :
- Eu voltarei!"
O recado deixado por Jesus foi claro =
- Eu volto!"
Oro para que sejas abençoado com a paz e a alegria por saberes que Ele voltou e que ainda vai voltar, se isso é para muito breve ou se demora anos, seculos, não sei... Mas sei que JESUS voltará!
*Deus te abençoe!

5 comentários:

  1. Dobrado ou enrolado ah alguma diferença?
    Eu creio na volta de Jesus.
    Tanto o significado de terminei ou voltarei
    Foi consumado (terminei)e Ele voltará (voltarei)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma tradição, dada como uma mensagem para todos nós dando a indicação que ELE voltará....

      Eliminar
  2. Extraordinário, maravilhosa interpretação

    ResponderEliminar